A área de relatórios da DataJuri permite aos usuários do software criarem documentos personalizados com as informações pertinentes para cada cliente ou para o controle do escritório. Neste artigo vamos apresentar o passo a passo para formatar os relatórios dentro do nosso sistema.
Para começar é necessário acessar a aba Relatório > Novo relatório. Na primeira etapa, é necessário definir qual a área que será feito o relatório e quais as sub-áreas. Praticamente todas as informações colocadas na DataJuri podem ser incluídas no relatório, atendendo aos parâmetros que o cliente precisa para o report.
O próximo passo é definir o formato do relatório. As duas primeiras opções são em colunas e a terceira em linhas. Fica a critério do cliente escolher aquela que for mais conveniente.
Na aba Totalizadores é possível escolher se você deseja somar, diminuir ou encontrar a média de determinado campo. Essa etapa é mais utilizada para relatórios relacionados a valores.
Agora o passo de definição do relatório é o de Agrupamento. Nesse momento é possível optar se o relatório será agrupado a partir de um campo definido. Por exemplo, se optar por “cliente”, todos os processos do cliente com nome “João da Fonseca” aparecerão juntos. Se essa etapa não fizer sentido – dependendo do estilo e necessidades do relatório -, é possível pular para o próximo passo.
Na aba Colunas o cliente pode escolher os campos que devem aparecer no relatório. Nesse momento é importante que o cliente tenha um padrão interno de preenchimento dos campos dos processos para garantir que as informações estarão disponíveis.
Na área de posição das colunas, é possível alterar a ordem das colunas e informações.
Na etapa 6, Filtros e Opções, o cliente preencherá de acordo com os filtros que deseja. Por exemplo, se o relatório deve contar apenas com processos de “João da Fonseca”, basta selecionar na aba com o valor “Cliente” igual a “João da Fonseca”. Os dados devem estar informados para que essa busca seja detalhada.
Após essas etapas, o cliente tem o relatório final. Esse relatório pode ser salvo na pasta do cliente (recomendamos que salve na pasta Meus Relatórios Pessoais) e sempre que houver alguma atualização dos dados, não é necessário fazer um novo relatório. Basta clicar em “gerar relatório” para que ele busque e atualize as informações.
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